quinta-feira, 23 de junho de 2011

Atenção! Dia 30/06 (quinta-feira) Estaremos no VI FÓRUM DE EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL

Na quinta feira, estarei apresentando o nosso projeto, a tod@s os presentes no turno vespertino (a partir das 14:00), na EAPE. Será uma excelente oportunidade de publicizar o sucesso de nossa caminhada. Tod@as estão convidad@s!

VI FÓRUM DE EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL - DRE/Plano Piloto e Cruzeiro

A Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, vinculada a Secretaria de Educação do Distrito Federal, realizará, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, nos dias 29 e 30 de junho o VI Fórum de Educação Etnicorracial. O evento será na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação - EAPE, e contará com a presença de representantes dos movimentos negro, indígena e cigano, instituições governamentais, ong´s, professores e estudantes. Os interessados poderão participar de oficinas temáticas - espaço organizado pelo Fórum para momentos de formação e reflexão a partir de metodologias diversas. Na programação, consta também a apresentação de projetos na temática desenvolvidos pelas escolas.
  • Data: 29 e 30 de junho de 2011
  • Horários: 8 às 12h e 14 às 17h
  • Local: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação - EAPE (SGAS 907 Sul) (ao lado do colégio La Salle).

terça-feira, 21 de junho de 2011

17/06 - 5º Encontro: O que a Lei Áurea trouxe?




Neste momento rico resgatamos as principais leis abolicionistas em seus contextos históricos, e refletimos sobrer as consequências das mesmas, na vida do descendente de escravo.

Palestra e lançamento do livro "Reflexos da África", dia 30/6 às 16 horas

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília convida a todos para a palestra e lançamento do livro "Reflexos da África: ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal", do Prof. Dr. Anderson Ribeiro Oliva.
Data: 30/06/2011.
Local: Sala de Projetos Especiais do HIS, ICC Norte, UnB
Horário: 16:00h




Atenciosamente,



Clerismar Longo
Fonte: http://unbcahis.blogspot.com/2011/06/prezadosas-o-programa-de-pos-graduacao.html

terça-feira, 14 de junho de 2011

15/06 - PROGRAMA ALTERNATIVO GRAVA ENTREVISTA/REPORTAGEM


Mais uma prova de que estar a frente deste projeto está valendo muito a pena, a produção do Programa Alternativo do SBT, veio cobrir os acontecimentos que cercam nosso projeto, fizeram uma entrevista com este que vos fala (Professor Thiago) entrevistaram alguns alunos e mostraram o que já produzimos ao longo de nossa caminhada. Curtam as fotos do making of (bastidores). O Programa vai ao ar dia 09/07 (Sábado às 13:15 no SBT). NÃO PERCAM!







domingo, 12 de junho de 2011

Balanço do Projeto: Estamos quase na metade!

Em um mês de estudos, aulas, oficinas, cada dia mais os alunos mostram seu interesse pela temática étnico-racial. Através de leitura de histórias de literatura infantil, trabalhos com filmes dirigidos e músicas, além de textos informativos e imagens. As crianças estão produzindo conhecimento e o que é melhor: COM PRAZER. E não tenho dúvidas de que serão seres humanos melhores, poderão propagar a ideia a qual acreditamos: Valorizar o negro no Brasil, reconhecer seu protagonismo em nossa história e combater em todos os espaços sociais, a prática do racismo. Parabéns a tod@s os envolvidos: alunos do 4º ano e as professoras, queridas companheiras, que compraram a "minha ideia". (Por Francisco Thiago).




Assistindo ao filme "Quilombo" 02/06

Novamente os alunos mostraram um grande interesse em debater as ideias do filme de Cacá Diegues (1984) que apresentou um panorama do funcionamento e dos ideias libertários do Quilombo dos Palamares na então província de Pernambuco (hoje Alagoas). A história narra os grandes feitos de Ganga Zumba e Zumbi, lídres históricos de um dos primeiros Movimentos de Resistência Negra que se tem registro.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Passado religioso africano /Cultos de matriz africana no Brasil (professor Especialista Francisco Thiago Silva)


* Principais cultos trazidos da África, hoje predominantes no Brasil como cultos afro-brasileiros:
n      Candomblés (em todo Brasil)
n      Umbanda (Rio de Janeiro)
n      Quimbanda (Sudeste)
n      Pajelança: (Amazônia)
n      Catimbó: (Nordeste)

*CANDOMBLÉ: RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA/ características:
n      Monoteísta (Odolumarê);
n      Culto aos deuses-auxiliares (Orixás);
n      Original de Ifé (atual Nigéria);
n      Sincrética;
n      Saudações e cantos em iorubá;
n      Força vital: axé;
n      Importância dos 4 elementos da natureza;
n      Líderes religiosos: Babalorixás ou Ialorixás;
n      Consulta ao ifá (búzios).
OS CANDOMBLÉS NO BRASIL:

Candomblé
Região
Ketu-Nagô-(IORUBÁ)
Jêje
Bahia
Xangô
Pernambuco
Batuque
Rio Grande do Sul
Tambor-de-mina
Maranhão
Angola
São Paulo


AS DIVINDADES: quem são os orixás?
n      Deuses que receberam de Odolumaré a missão de criar e governar o mundo, controlando as  energias manifestadas na Natureza e certas dimensões da vida humana;
n      Ordem do Xirê: Exú, Ogum, Oxóssi, Obaluaiê ou Omolu, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá; (PRINCIPAIS)
n      Orixás: origem nos ancestrais;
n      Vaidades, Temperamentos, Brigas, Força, Maternidade e Ciúme;
n      Em torno de 200 na África e 16 a 12 são cultuados no Brasil.