terça-feira, 26 de junho de 2012

Seminário Internacional “Políticas Educacionais: implicações teórico-práticas"


Seminário Internacional

O seminário “Políticas Educacionais: implicações teórico-práticas" propõe-se a construir um espaço dialógico entre pesquisadores, alunos, professores, gestores educacionais e comunidade em geral para discutir as implicações teórico práticas das políticas educacionais contemporâneas, na perspectiva de consolidar uma rede que promova a troca de saberes e a cidadania. O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto de 2012, na Fundação Universa, nos seguintes horários: 1º/08: 18h às 20h30 e 02/08: 8h às 12h e 13h30 às 18h

As vagas são limitadas e poderão ser feitas até o dia 20/07 de 2012.
Alunos e professores da UCB: R$ 20,00
Comunidade em geral: R$ 30,00

Clique aqui para se inscrever.

Seminário Internacional “Políticas Educacionais: implicações teórico-práticas"
Data: 1º/08: 18h às 20h30 e 02/08: 8h às 12h e 13h30 às 18h
Endereço: Fundação Universa - SGAN 609 Módulo A - L2 Norte - Brasília/DF -
Carga Horária *11h
Observações: Será entregue certificado após o evento.

Maiores informações pelo e-mail: marthap@ucb.br

Cinema Quilombola

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Congresso Nacional: Africanidades e Brasilidades no Espírito Santo

Programação

Horário Terça-feira 26/06/2012
14:00 Entrega do material (Sala de aula do IC III)
18:30às21:30 Solenidade de abertura (CCE)
Reitor, Vice-Reitora, Pró-Reitor da PRPPG, Diretor do CCHN, Chefe do DLL, Chefe do DCSO, Coordenador do PPGL, Coordenador do PGCS, Presidentes dos órgãos de fomento do evento, Presidenta da Comissão Organizadora do I Congresso Nacional de Africanidades e Brasilidades: Ensino, pesquisa e crítica – I CNAB
Mesa de abertura: Prof. Dr Lourenço de Rosário (Universidade Politécnica/Moçambique – Reitor) – Debatedora: Profa. Dra. Jurema Oliveira (Ufes) (CCE)
Horas Quarta-feira 27/06/2012
8:00às11:00 Mesa de conferências: Africanidades e Brasilidades em literaturas – Prof. Dr. Flávio Garcia (Uerj); Profa. Dra. Jurema Oliveira (Ufes) – Debatedor: Prof. Dr. Luis Eustáquio Soares (Ufes)
13:30às15:30 Mesa de conferências: Uma prosa entre os escritores: Júlio Emílio Braz (Brasil), Suely Bispo (Escritora e atriz, Brasil) e Adriano Botelho de Vasconcelos (Angola) – Debatedora: Profa. Dra. Jurema Oliveira (Ufes) (Auditório do IC IV)
15:30às17:30 Sessão de vídeos e curtas, oficinas de capoeira, dança, congo, artes e atividades voltadas à interação universidade, escola e cidade. (Auditório do IC IV)
16:30às17:30 Mini-Cursos (1ª. parte)
  • Poesia Popular Brasileira: o cantofalar dos Racionais MC’s – Prof. Dr. Jorge Nascimento (UFES) (Sala do IC III)
  • Panorama das literaturas na África de colonização ibérica – Prof. Dr. Amarino Queiroz (UFRN) (Sala Guimarães Rosa – Prédio Bernadette Lyra)
  • Oficina “Teatro e poesia negra com Solano Trindade na sala de aula” – Escritora Suely Bispo (Sala do IC III)
18:00às21:00 Mesa de conferências: Africanidades e Brasilidades em educação – Profa. Dra. Sandra Petit (UFC) e Profa. Dra. Neusa Gusmão (Unicamp). Debatedora: Profa. Dra. Maria Aparecida S. Corrêa Barreto (Ufes) (CCE)
Horas Quinta-feira 28/06/2012
8:00às11:00 Mesa de conferências: Africanidades e Brasilidades: desafios epistemológicos – Prof. Dr. Patrício Langa (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique); Prof. Dr. Elísio Macamo (Universidade de Basileia – Suíça); Profa. Dra. Adelia Miglievich-Ribeiro (Ufes). Debatedora: Profa. Dra. Júlia Almeida (Ufes) (CCE)
13:30às17:30 Grupos de trabalho:
  • Africanidades e Brasilidades em Educação (Coordenadores: Profa. Dra. Neusa Gusmão – Unicamp; Prof. Dr. Ahyas Siss – UFRRJ) (Sala 6 do IC IV)
  • Africanidades e Brasilidades em Literaturas (Coordenadores: Prof. Dr. Flavio Garcia – UERJ; Profa. Dra. Jurema Oliveira – UFES) (Sala 7 do IC IV)
  • Africanidades e Brasilidades em Direitos Humanos (Coordenadores: Profa. Dra. Joselina da Silva – UFC; Prof. Dr. Ivan Costa Lima – UFPA) (Sala 8 do IC IV)
  • Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territorialidades (Coordenadores: Prof. Dr. Osvaldo Martins – Ufes; Profa. Dra. Raquel Mombelli – UFSC) (Sala 19 do IC IV)
  • Africanidades e Brasilidades: Desafios Epistemológicos (Coordenadores: Profa. Dra. Adelia Maria Miglievich Ribeiro – Ufes; Prof. Dr. Patrício Langa (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique) (Sala 20 do IC IV)
18:00às21:00 (Quadra da Educação Física) CCJE e SINTUFESSessão de vídeos e curtas, oficinas de capoeira, dança, congo, artes e atividades voltadas à interação universidade, escola e cidade.Mini-Cursos (2ª. parte)
  • Poesia Popular Brasileira: o cantofalar dos Racionais MC’s – Prof. Dr. Jorge Nascimento (UFES) (Sala Clarice Lispector – Prédio Bernatte Lyra)
  • Panorama das literaturas na África de colonização ibérica – Prof. Dr. Amarino Queiroz (UFRN) (Sala Guimarães Rosa – Prédio Bernadette Lyra)
  • Oficina “Teatro e poesia negra com Solano Trindade na sala de aula” – Escritora Suely Bispo (Sala Ingedore Koch – Prédio Bernadette Lyra)
20:00às21:00 Lançamento de livros (CCE) – Listagem dos livros a serem lançados
Horário Sexta-feira 29/06/2012
8:00às11:00 Mesa de conferências: Africanidades e Brasilidades: culturas e territorialidades – Prof. Dr. Osvaldo Martins (Ufes) e Profa. Dra. Heloisa Toller Gomes (UFRJ). Debatedora: Profa. Dra. Eliana Creado (Ufes) (CCE)
13:30às17:30 Grupos de trabalho:
  • Africanidades e Brasilidades em Educação (Coordenadores: Profa. Dra. Neusa Gusmão – Unicamp; Prof. Dr. Ahyas Siss – UFRRJ) (Sala do IC IV)
    Africanidades e Brasilidades em Literaturas (Coordenadores: Prof. Dr. Flavio Garcia – UERJ; Profa. Dra. Jurema Oliveira – UFES) (Sala do IC IV)
    Africanidades e Brasilidades em Direitos Humanos (Coordenadores: Profa. Dra. Joselina da Silva – UFC; Prof. Dr. Ivan Costa Lima – UFPA) (Sala do IC IV)
    Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territorialidades (Coordenadores: Prof. Dr. Osvaldo Martins – Ufes; Profa. Dra. Raquel Mombelli – UFSC) (Sala do IC IV)
    Africanidades e Brasilidades: Desafios Epistemológicos (Coordenadores: Profa. Dra. Adelia Maria Miglievich Ribeiro – Ufes; Prof. Dr. Patrício Langa (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique) (Sala do IC IV)
18:00às20:00 Mesa de conferências: Africanidades e Brasilidades: direitos humanos e conflitos – Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (SEDH e UNB); Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp). Debatedor: Prof. Dr. Deneval Siqueira de Azevedo Filho (Ufes) (CCE)
20:00às21:00 Plenária Final (CCE)Elaboração da Carta “I Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades – Vitória/ES”

Palestra e Lançamento de livro


terça-feira, 19 de junho de 2012

VII Colóquio de Formação de Professores e Docência Universitária

Organização: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB.

Coordenação:
Profa Dra Ilma Passos Alencastro Veiga
Profa Dra Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana

Local: Sala dos Papirus FE/UnB

Dia: 06 de julho de 2012

Horário: 8h30 às 12h

Objetivo:

  • Analisar e discutir a produção acadêmica de pós-doutoramento;
  • Analisar e problematizar a formação de professores.
________________
PROGRAMAÇÃO


Abertura - 8h30
  • Profa Dra Carmenisia Jacobina Aires Gomes – Diretora da FE/UnB;
  • Profa Dra Maria Carmem Villela Rosa Tacca – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FE/UnB;
  • Profa Dra Ilma Passos Alencastro Veiga – UnB/UniCEUB - Coordenadora PRODOCÊNCIA.
Mesa 1 – Formação de Professores - 9h às 10h30
Profa Dra Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva - UnB
Coordenação da mesa: Dra Maria Helena da Silva Carneiro - UnB

Mesa 2 – A docência nos ambientes virtuais de aprendizagem - 10h30 às 11h50
Profa Dra Liliane Machado – UniMontes
Coordenação da mesa: Profa Dra Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - UnB


Encerramento – 12h

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Palestra inaugural do Curso em Especialização em História afro-brasileira e africana

Título: "Educação das Relações Étnico-Raciais: entraves e avanços"
Palestrante: Prof. Mestrando em Educação - UNB  e Especialista em história afro-brasileira e africana; FRANCISCO THIAGO SILVA.
DATA: 18/06/2012
LOCAL: GISNO - SAGAN 907
HORÁRIO: 19 H
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ETHIKOS
FACULDADE PHÊNIX
PORTARIA MEC Nº 89/90 DE JANEIRO DE 2006
ESTARÁ OFERECENDO O  CURSO DE: 
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
O curso destina-se a todos os profissionais de educação que desejam ter conhecimentos relacionados a  História Afro-Brasileira e Africana.

Será uma oportunidade de discutirmos propostas nesta área.

INÍCIO:    18 DE JUNHO 2012
INVESTIMENTO: MATRÍCULA R$ 100,00 + 12 x 180,00 
LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO CURSO:      
GISNO - Brasília
 UM ENCONTRO SEMANAL !!!
INFORMAÇÕES: 3964-5688/9211-8313
www:ethikoseducar.com.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Visitando a colega e amiga: Renata Parreira.

Núcleo de Atendimento à Diversidade Étnico-Racial


Coordenação de Educação em Diversidade - SUBEB/SEDF - EAPE



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Formando professores reflexivo-críticos, na perspectiva da dialética emancipatória:


Francisco Thiago Silva (2012) [1]

Nas últimas décadas a formação dos professores nas esferas: inicial e continuada tem povoado a agenda das principais entidades e grupos preocupados com a profissionalização docente. Estudos e pesquisas são publicados, currículos são reformulados, porém a prática cotidiana pedagógica demonstra o quão o quesito de formação, se apresenta disforme, o que causa grandes prejuízos para a aprendizagem do aluno. Portanto, a qualidade do processo de formação dos educadores, principalmente a inicial, é determinante para o sucesso do exercício da docência.
Entendo também que os modelos de Formação devem ser pautados pela construção de uma postura de professor reflexivo, sustentada por uma visão crítica, que apresente as contradições da totalidade com vistas à emancipação humana, e que possa se ancorar na pesquisa intelectual acadêmica do docente, e não só na reflexão de sua prática.     
Se a sociedade e a academia passarem a reconhecer o professor como um intelectual e profissional, sujeito do próprio trabalho, capaz de refletir criticamente sobre sua prática com uma possibilidade dialética de transformá-la, desde que ele tenha acesso aos fundamentos para essas reflexões e se aproprie das pesquisas que apontam para análises críticas da sociedade e da escola brasileira, talvez teremos uma pedagogia da emancipação se desenhando e influenciando o desenvolvimento profissional docente, que não se reduz apenas em cursos.
É nesse contexto que a educação e o lócus escola, têm papel central em possibilitar a materialização do desenvolvimento profissional docente, cravado nos princípios de uma democracia verdadeiramente representativa, que tenha no coletivo da classe trabalhadora dos professores, um de seus atores sociais basilares na busca por uma transformação social, não idealista ou utópica, mas dialética.  
Isso depende de uma formação inicial e continuada arraigadas num princípio crítico-reflexivo, mas emancipatório, que debata sobre as políticas públicas para a área e instrumentalize o professor, como agente intelectual e profissional, dotado de um saber específico, com vistas a torná-lo, como diria Gramsci, um intelectual orgânico.  



[1] Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, sob orientação da profa. Dra. Lívia Borges. Especialista em História Afro-brasileira e Africana e graduado

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ATENÇÃO!!!


1º Congresso Internacional Portugal-Brasil-África

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PNE: parecer prevê R$ 20 bilhões para alfabetização em 10 anos

O relator do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), incluiu no texto a previsão de que serão destinados R$ 20 bilhões para a alfabetização nos próximos dez anos. “Pela proposta encaminhada pelo governo, não havia destinação de recursos, porque, segundo o governo, não há falta de dinheiro para a alfabetização”, explicou.

A declaração, dada durante reunião da comissão especial que analisa o projeto do PNE, provocou protesto de profissionais da educação presentes à reunião, que dizem não ser essa a realidade da educação no Brasil.

O relator afirmou ainda que o País tem hoje 28 milhões de analfabetos funcionais - aqueles que sabem ler, mas não compreendem o que leem. Ele ressaltou ainda que o analfabetismo está concentrado nas Regiões Norte e Nordeste

Polêmica
O relator retomou hoje a leitura do novo parecer – uma complementação de voto - do PNE, que começou ontem. O projeto define as diretrizes para a educação brasileira para o período 2011-2020.

Antes mesmo de começar a leitura, houve uma discussão sobre um dos pontos mais polêmicos do texto, que é o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) que será destinado à educação. Pelo relatório, o percentual será de 7,5%, mas muitos defendem que seja ampliado para 10%.

Estão presentes secretários de educação de algumas cidades do País, profissionais da área e pessoas surdas ou com deficiência auditiva, que defendem a inclusão, no PNE, da escola bilíngue para surdos. A reunião é traduzida por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A reunião ocorre no Plenário 12.
Fonte:  http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/418780-PNE:-PARECER-PREVE-R$-20-BILHOES-PARA-ALFABETIZACAO-EM-10-ANOS.html

O INTITUTO ETHIKOS ESTARÁ OFERECENDO O


 

CURSO DE DPAC - credenciado na SEDF, processo 080.00.8565/2010.

O curso destina-se a todos os profissionais de educação que desejam ter conhecimentos relacionados ao DPAC -Distúrbio do Processamento Auditivo Central 

Será uma oportunidade de discutirmos propostas nesta área.
Peço que divulguem a todos os profissionais de sua escola, encaminhei também o cartaz de divulgação do curso via Regional de Ensino, peço que colem na sala dos professores.

LOCAL DO CURSO:  N. Bandeirante 

 INÍCIO:  13  DE JUNHO  DE 2012

HORÁRIO DAS AULAS: 19H30  AS 22H30  ( um encontro semanal ) 

INSCRIÇÃO NA AVENIDA CENTRAL BLOCO 372- NÚCLEO BANDEIRANTE ( CASO TENHA UM GRUPO DE PROFESSORES, IREMOS ATÉ SUA ESCOLA).

HORÁRIO: 9H AS 17 H.

INVESTIMENTO: R$ 180,00 2 x 90,00 (DPAC  )
                       

PROFESSORES:  Andressa Saad ( Mestra em Fonoaudiologia )