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sexta-feira, 28 de setembro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
sábado, 22 de setembro de 2012
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
domingo, 2 de setembro de 2012
X Colóquio Luso-brasileiro de Questões Curriculares
Caros leitores, estarei na FE - UFMG em Belo Horizonte entre os dias 4,5 e 6 de setembro, apresnetando o seguinte trabalho:
CURRÍCULO PRESCRITO E TRABALHO DOCENTE:
DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO
DISTRITO FEDERAL
Resumo:
O texto analisa criticamente as Orientações Curriculares de 2009 para a Rede
Pública de Ensino do Distrito Federal, nos Anos Iniciais. O objetivo central é identificar as
fragilidades da proposta prescrita, como principal motivo para a desprofissionalização do
trabalho docente, já que o professor - agente materializador do currículo – foi silenciado e,
portanto, teve sua autonomia pedagógica, política e crítica desconsiderada. Usamos como
metodologia, o estudo bibliográfico e a análise documental. O artigo apresenta inicialmente
uma contextualização política do Distrito Federal, nos anos em que a proposta curricular foi debatida, em seguida analisamos criticamente alguns componentes curriculares, apontando as fragilidades do documento, além de abordar as teorias do currículo, por entendermos que a presente análise se sustenta, pela existência conceitual e epistemológica do campo curricular. Por fim, discutimos os conceitos de profissionalização e desprofissionalização docente. Nossas reflexões são baseadas na perspectiva crítica em autores como: Arroyo (2011), Silva (2011), Sacristán (2000) e Lopes e Macedo (2011).
trabalho docente, já que o professor - agente materializador do currículo – foi silenciado e,
portanto, teve sua autonomia pedagógica, política e crítica desconsiderada. Usamos como
metodologia, o estudo bibliográfico e a análise documental. O artigo apresenta inicialmente
uma contextualização política do Distrito Federal, nos anos em que a proposta curricular foi debatida, em seguida analisamos criticamente alguns componentes curriculares, apontando as fragilidades do documento, além de abordar as teorias do currículo, por entendermos que a presente análise se sustenta, pela existência conceitual e epistemológica do campo curricular. Por fim, discutimos os conceitos de profissionalização e desprofissionalização docente. Nossas reflexões são baseadas na perspectiva crítica em autores como: Arroyo (2011), Silva (2011), Sacristán (2000) e Lopes e Macedo (2011).
Palavras-Chave:
Currículo,
trabalho Docente e desprofissionalização.
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