domingo, 2 de setembro de 2012

X Colóquio Luso-brasileiro de Questões Curriculares

Caros leitores, estarei na FE - UFMG em Belo Horizonte entre os dias 4,5 e 6 de setembro, apresnetando o seguinte trabalho:




CURRÍCULO PRESCRITO E TRABALHO DOCENTE:
DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO
DISTRITO FEDERAL

Resumo:


O texto analisa criticamente as Orientações Curriculares de 2009 para a Rede
Pública de Ensino do Distrito Federal, nos Anos Iniciais. O objetivo central é identificar as
fragilidades da proposta prescrita, como principal motivo para a desprofissionalização do
trabalho docente, já que o professor - agente materializador do currículo – foi silenciado e,
portanto, teve sua autonomia pedagógica, política e crítica desconsiderada. Usamos como
metodologia, o estudo bibliográfico e a análise documental. O artigo apresenta inicialmente
uma contextualização política do Distrito Federal, nos anos em que a proposta curricular foi debatida, em seguida analisamos criticamente alguns componentes curriculares, apontando as fragilidades do documento, além de abordar as teorias do currículo, por entendermos que a presente análise se sustenta, pela existência conceitual e epistemológica do campo curricular. Por fim, discutimos os conceitos de profissionalização e desprofissionalização docente. Nossas reflexões são baseadas na perspectiva crítica em autores como: Arroyo (2011), Silva (2011), Sacristán (2000) e Lopes e Macedo (2011).


Palavras-Chave: Currículo, trabalho Docente e desprofissionalização.