terça-feira, 26 de março de 2013

VI - EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo

Apresentação

O EBEMEncontro Brasileiro de Educação e Marxismoé um encontro de âmbito nacional que tem por objetivo possibilitar a discussão entre investigadores, professores, estudantes, militantes dos movimentos sociais e os diversos núcleos de pesquisa no país que abordam o tema da educação na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico
 
Dando continuidade aos encontros anteriores, temos a satisfação de apresentar o V EBEM, sob o título “Marxismo, Educação e Revolução”, organizado por pesquisadores e professores da Universidade Federal de Goiás. O Encontro acontecerá em Goiânia, nos campi da Universidade Federal Goiás, nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2013. 
 
Esta edição do evento contará com espaços de reflexão distribuídos entre diferentes mesas temáticas. Também acontecerão apresentações de trabalhos, que serão inscritos mediante submissão de resumos.
 
Observações importantes:  
(1) Para realizar sua inscrição, é necessário efetuar um breve cadastro no sistema que hospeda o site do evento (ver "realizar inscrição" no menu à sua esquerda).
(2) Antes de realizar sua inscrição, conferir "modalidades de inscrição" e o arquivo presente na página "orientações para inscrição".
(3) Inscrições somente serao aceitas mediante pagamento do boleto bancário que estará disponível no link "normas" de cada modalidade de inscrição (ver página modalidades de inscrição)

Site:  http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=6441

segunda-feira, 18 de março de 2013

ARTIGO SOBRE CANDOMBLÉ PUBLICADO DE MANEIRA MODIFICADO (VERSÃO AMPLIADA)

Escada de Escher

Último Andar

 EDITORIAL:

“Candomblé iorubá: a relação do homem com seu orixá pessoal”, discussão levada por Francisco Thiago Silva, da Universidade Phênix, de Goiás, trata desta religião afro-brasileira e as particularidades das raízes do Candomblé de matriz africana, que por meio dos escravos teve terreno fértil para se desenvolver no território brasileiro, se tornando de grande importância para a fundamentação da multi-culturalidade do Brasil.

Link:http://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/13984/10290

Comemoração na SEPPIR

Transtornos Funcionais: oportundiades


quarta-feira, 13 de março de 2013

Inscrições abertas para seleção de estudantes para o Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos

Parceria da FE/PPGE e MEC/SECADI visa o preenchimento de 300 vagas, para professores e profissionais de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino com exercício no DF
Trata-se de parceria entre a UnB e o MEC/SECADI-UAB no âmbito da implantação da Rede de Educação para a Diversidade, em que instituições de ensino superior se dedicam à formação inicial e continuada de profissionais da educação, com o objetivo de disseminar e desenvolver metodologias educacionais para a inserção dos temas da diversidade no cotidiano das salas de aula, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Os candidatos deverão ser portadores de diploma de curso superior em nível de Graduação, apresentando-o no ato da matrícula, juntamente com o Curriculum Vitae, o Pré-Projeto de Intervenção Local (PIL), e demais documentos discriminados no item 3 do edital que pode ser encontrado AQUI.


fonte: http://www.fe.unb.br/noticias/inscricoes-abertas-para-selecao-de-estudantes-para-o-curso-de-especializacao-em-educacao-na-diversidade-e-cidadania-com-enfase-na-educacao-de-jovens-e-adultos


terça-feira, 12 de março de 2013

A Faculdade de Educação - FE realizará o curso Gênero e Diversidade na Escola

O curso faz parte das ações de formação continuada, destinado aos profissionais da educaçào básica da Secretaria de Educaçào - SEDF. Saiba mais
 
O curso se insere na modalidade de formação continuada de profissionais da educação tratando das temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, possibilitando aos professores/as condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, possibilitando a construção de uma educação inclusiva e não sexista. O curso será desenvolvido durante quatro meses (abril  a julho de 2013) com acompanhamento de uma equipe selecionada pela Universidade de Brasília, equipe esta formada por: tutoria, coordenação, supervisão do curso e coordenação de pesquisa.
 
Objetivos Gerais
 
  • Realizar uma formação continuada em gênero, raça e orientação sexual para profissionais da educação básica da rede de ensino público do Distrito Federal.
 
  • Pesquisar, monitorar e analisar o processo de formação dos beneficiários do curso quanto ao material didático utilizado e às experiências e estratégias desenvolvidas para a inserção dos temas no cotidiano escolar.
 
Objetivos Específicos
 
Os objetivos a serem alcançados pelo curso são:
 
  • Desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública de compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável;
  • Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem;
  • Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos culturais existentes nos diferentes contextos escolares no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
  • Desenvolver estratégias de formação do professor pesquisador, de autoria e de leitura crítica no aproveitamento dos diferentes recursos pedagógicos, das diferentes mídias;
  • Incentivar a produção de materiais didáticos de apoio pelos próprios alunos do cursos e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, (bem como dificuldades enfrentadas) entre os cursistas;
  • Contribuir para a promoção da inclusão digital através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, racial étnica e de orientação sexual no país;
 
      - Público-alvo
Professores/as e Orientadores/as Educacionais da SEDF que atuam na Educação Básica.
 
   - Número de vagas: 150
 
    - Duração e carga horária
O curso tem 200 horas de duração será ministrado nas modalidades à distância e por meio de quatro encontros presenciais que acontecerão aos  sábados (manhã), totalizando 40 horas de atividades presenciais que acontecerão na Faculdade de Educação da UnB no Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. O curso será ministrado durante 10 semanas.
 
    - Titulação
Os/as participantes com um mínimo de 75% de participação, somando as horas a distancia e presencias, receberão certificado equivalente às 200 horas do curso.
 
    - Inscrições
  1. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico: gde2012.unb.inscricoes@gmail.com  com os seguintes dados: Nome completo, Nome da escola, telefones para contato e CPF, na da data de 12/03/2013 a  20/03/2013.
  2. Deverá ser preenchida uma ficha de inscrição que se encontra disponível aqui.  A ficha ser entregue em forma impressa e assinada no  primeiro encontro presencial, a ser realizado  na primeira quinzena de abril de 2013.
Fonte: http://www.fe.unb.br/noticias/copy_of_a-faculdade-de-educacao-unb-apresenta-o-curso-genero-e-diversidade-na-escola

segunda-feira, 11 de março de 2013

SEDF promove seminário com Miguel Arroyo

11 de março de 2013 em Notícias
Os gestores da Secretaria de Educação participaram nesta segunda-feira (11) do II Seminário do Currículo em Movimento: Outra

escola é possível, no auditório da sede da SEDF. A palestra do doutor em educação, Miguel Arroyo, teve o tema “o direito ao tempo da formação humana”.
Entre os gestores presentes estava o secretário de Educação Denilson Bento da Costa, a secretária adjunta Maria Luiza Fonsecado Valle, os subsecretários da pasta, os coordenadores regionais de ensino e os gerentes de educação básica. Nessa terça-feira (12), será a vez dos profissionais de educação que estão em sala de aula de discutirem a implantação dos ciclos e semestralidade num painel com o especialista.
Além dos professores, participarão do debate, representantes do Sindicato dos Professores (SINPRO-DF), do Conselho de Educação do Distrito Federal, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Brasília (UMESB) e da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (ASPA).
Miguel Arroyo é professor e tem pós-doutorado em educação e Acompanha diversas propostas educativas em redes estaduais e municipais do país. Ele tem experiência em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente em temas como educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
O Painel acontecerá em três horários:
Às 8h30 e às 14h no auditório do Colégio Militar, SGAN 902/904 e às 19h na sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Fonte:  http://www.se.df.gov.br/?p=10691

segunda-feira, 4 de março de 2013

Palestra inaugural do Curso em Especialização em História afro-brasileira e africana

Título: "Educação das Relações Étnico-Raciais: entraves e avanços" -Totalmente gratuita!
Palestrante: Prof. Mestrando em Educação - UNB  e Especialista em história afro-brasileira e africana; FRANCISCO THIAGO SILVA.
DATA: 21/03/2013  - horário: 19h 
LOCAL: Avenida Central, bloco 372 –Núcleo Bandeirante/DF
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ETHIKOS
FACULDADE PHÊNIX
PORTARIA MEC Nº 89/90 DE JANEIRO DE 2006
ESTARÁ OFERECENDO O  CURSO DE: 
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
O curso destina-se a todos os profissionais de educação que desejam ter conhecimentos relacionados a  História Afro-Brasileira e Africana.

Será uma oportunidade de discutirmos propostas nesta área.
INVESTIMENTO: MATRÍCULA R$ 100,00 + 12 x 180,00 
INFORMAÇÕES: 3964-5688/9211-8313
www:ethikoseducar.com.br