quarta-feira, 31 de julho de 2013

NOVO LIVRO EM PDF DO IPEA

22/07/2013 14:00
Livro traz reflexões sobre a igualdade racial no Brasil

Publicação, editada pelo Ipea, foi lançada nesta segunda-feira, em Brasília, durante a sexta edição do festival “Latinidades”

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta segunda-feira, em Brasília, o livro Igualdade Racial no Brasil - Reflexões no Ano Internacional dos Afrodescendentes, durante a programação da sexta edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. A obra reúne dez artigos de pesquisadores, técnicos, gestores e militantes de diversas instituições, que abordam temáticas variadas e de diferentes perspectivas sobre a questão racial.

De autoria de Tatiana Dias Silva, pesquisadora do Ipea, o primeiro capítulo, Panorama social da população negra, apresenta uma visão geral sobre a situação dos negros, dispondo de informações nos campos da educação e do trabalho.

O trabalho doméstico, majoritariamente exercido por mulheres, em especial negras, é objeto de análise dos três capítulos seguintes. Em Questões para pensar o trabalho doméstico no Brasil, as autoras Lilian Marques e Patrícia Costa analisam informações retiradas da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

Já o artigo Colonialidade e interseccionalidade: o trabalho doméstico no Brasil e seus desafios para o século XXI, de Joaze Bernardino, trata da complexa situação social das mulheres negras trabalhadoras domésticas, não apenas do ponto de vista da vulnerabilidade, mas, sobretudo, do desenvolvimento de estratégias de superação e resistência emancipadora.

No texto O trabalho doméstico e o espaço privado: iniquidades de direitos e seus impactos na vida das mulheres negras, Claudia Pedrosa apresenta resultados da Pesquisa Qualitativa sobre o Trabalho Doméstico: Distrito Federal e Salvador, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres e o Ipea.

A inclusão de conteúdos sobre as relações étnico-raciais no ensino fundamental e médio também é objeto do livro. Dois artigos discutem, por meio de diferentes abordagens, a implementação das alterações promovidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Violência letal no Brasil e vitimização da população negra: qual tem sido o papel das polícias e do Estado?, de Almir de Oliveira Júnior e Verônica Lima, relaciona segurança pública e a questão racial e considera as ações enviesadas das polícias como indicador de racismo institucional.

A temática quilombola integra dois capítulos da publicação, com os textos A territorialidade dos quilombos no Brasil contemporâneo: uma aproximação, de Rafael Sanzio, e Acesso a terra, “caminho de muitas curvas”: depoimento de um quilombola, de Ivo Silva.

Por fim, Silvio Silva, em O Itamaraty e o Ano Internacional dos Afrodescendentes: um olhar sobre o discurso externo brasileiro acerca da questão racial, explicita a evolução da temática da igualdade racial no cenário internacional, especialmente no discurso defendido pela política externa brasileira.

Leia o "Livro – Igualdade Racial no Brasil - Reflexões no Ano Internacional dos Afrodescendentes"

Fonte: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=19008&catid=10&Itemid=9

sexta-feira, 5 de julho de 2013

São Luís sedia Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio

Maranhão recebe no próximo dia 23, o Ciclo de Palestras
Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio
Responda rápido: você sabe o que é Tambor de Mina, água de cheiro, Boi Voador, afoxé, embolada ou amalá? Essas são algumas das expressões da cultura negra espalhadas pelas cinco regiões do país que fazem parte da história do negro como agente formador dos saberes e fazeres culturais da identidade brasileira.
A oportunidade de conhecer mais sobre as práticas, costumes, conhecimentos, tradições da arte e da cultura negra será possível com o Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio, que realizará no Maranhão, Brasília, Porto Alegre, Vitória, Recife e Goiânia um circuito de encontros sobre a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira para estudantes, pesquisadores, gestores públicos e agentes culturais. O evento recebe apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão.
No próximo dia 23 de julho, São Luís será a primeira capital brasileira a receber o evento que está inserido nas comemorações de 25 anos da Fundação Cultural Palmares. Com a palestra Conferência Culturas Negras, afrodescendentes e afro-brasileiras – Perspectivas para políticas públicas, o evento será dividido em dois momentos: uma conferência geral e um relato de experiências das manifestações culturais do Maranhão.
A coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Rosane Borges, ressalta a atribuição da FCP de trabalhar com a memória do passado e do presente a fim de projetar uma memória para o futuro. “O nosso ciclo de palestras pretende, a partir de um viés cultural, reposicionar todas as discussões que envolvem a produção, a gestão e as manifestações culturais negras”, afirma. “Nós vamos trazer as expressões culturais de cada cidade e o debate da Política Nacional de Cultura sob a ótica das culturas negras”, ressalta.
Coleção Conheça Mais - As palestras resultarão na publicação de livros da Coleção Conheça Mais, com o objetivo de atender à demanda de material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003. “A publicação tem um papel didático-pedagógico muito interessante que registra esse momento de dialogo e se torna referência para pesquisas, estudos e reflexões não só nas cidades contempladas, mas também para todo Brasil”, garante.
Ações afirmativas, Candomblé, Umbanda, Quimbanda, Capoeira, Gastronomia afro-brasileira, Lei nº 10.639, O negro nos meios de comunicação, Estatuto da Igualdade Racial e Quilombos são alguns dos temas já discutidos. Para as publicações que serão apresentadas em 2014, a idéia é apresentar novos temas que vão compor a série. A gente reedita o discurso a partir daquilo que é mais novo mais contemporâneo”, afirma Rosane.
As obras devem ser distribuídas nas escolas e bibliotecas brasileiras a fim de oferecer aos estudantes, conteúdos do patrimônio cultural afro-brasileiro que trazem à pauta a construção coletiva historicamente vivenciada por descendentes de negros e negras do continente considerado berço da humanidade, de uma forma concisa e contextualizada.
As próximas cidades a receberem o Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio são:
  • São Luís – 23 de julho
  • Brasília – 14 de agosto
  • Porto Alegre – 25 de setembro
  • Espírito Santo – 23 de outubro
  • Goiânia – 08 de novembro
  • Recife – 26 de novembro

Serviço:
O que: Culturas Negras, Culturas Afrodescendentes e Culturas Afro-Brasileiras: Perspectivas Para as Políticas Públicas - Participação: Professores Dr. Carlos Benedito Rodrigues (UFMA), Marluze Pastor Santos (UEMA) e Nelson Inocêncio (UnB).
Quando: 23 de julho à partir das 14 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão

Fonte: palamres.gov.br 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Professores da SEDF participam do Seminário “A Cor da Cultura”

2 de julho de 2013 em Notícias
Os profissionais da Educação participam nesta terça-feira (2) da segunda fase do projeto A Cor da Cultura. Na etapa, os professores assistem seminários e debatem em mesa redonda e oficinas, temas que buscam valorizar a cultura afro-brasileira de forma a implantá-la nas escolas, conforme a Lei nº 11645/2011.
Mais de 250 professores participaram da primeira fase do projeto, que foi um curso oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), em 2011. Nesta etapa, eles trocam experiências e participam da exposição de conteúdo. Entre os palestrantes, estiveram presentes a coordenadora geral de educação para relações étnico-raciais da SECAI/MEC Ilma Fátima de Jesus, a professora e escritora de obras literárias afro-brasileiras e a coordenadora de educação e diversidade da SEDF, Ana Marques.
Durante a mesa redonda, a escritora Maria do Carmo ressaltou a importância de valorizar a cultura afro-brasileira nas escolas. “Como educadores, temos que repassar esse conhecimento e preservar a nossa identidade. Esse é o nosso papel”, explica.
A coordenadora Ana Marques elogiou o projeto e disse que a discussão auxilia na implantação dos valores afro-brasileiros nas escolas. “Temos que valorizar a cultura afro-brasileira, a indígena, assim como a cultura européia. Quando isso acontece, o desempenho dos alunos melhora. Temos exemplos positivos disso”, conta.
O seminário continua nesta quarta-feira (3), com oficinas sobre a temática. No segundo semestre, os professores vão participar da terceira fase, em que irão visitar e pesquisar em duas escolas do Distrito Federal.
O projeto “A Cor da Cultura” visa garantir a valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro. Ele é realizado por meio de uma parceria entre o Canal Futura, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Fundação Cultural Palmares, Ministério da Educação, TV Globo e Petrobras.
As oficinas e minicursos nesta quarta-feira acontecerão na Eape, em dois turnos: matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (14h às 17h). Veja a lista abaixo:
Minicursos e oficinas:
  1. Abayomi: Um encontro precioso – Profª Adelina Benedita Alves Santiago
  2. Mão na Massa – Profª Fernanda Lima Gaspar Santos e Profª Maria José Oliveira de Macedo Pinto
  3. Museu da educação do DF: Diferenças e identidades – Profª Carmen Batista
  4. Não vou mais lavar os pratos: Literatura negra em sala de aula – Escritora Cristiane Sobral
  5. Práticas de Literatura Infanto-Juvenil – Profº Joel Teles Ribeiro
  6. Projeto Orgulho e Consciência Negra – Profº Marcos Lopes dos Reis
  7. Reflexão para uma prática contra as discriminações étnico-raciais – Profª Maria do Carmo Barbosa Galdino (Madu )
  8. Vamos começar a brincadeira: a capoeira como educação inclusiva – Profª Angela Célia Amoras de Morais

terça-feira, 2 de julho de 2013

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES - UFG

Estão abertas as inscrições para o VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURAS E IDENTIDADES a ser realizado na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Goiânia, Goiás, Brasil), entre os dias 28 de outubro a 1º de novembro de 2013. 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 

 
28/10
29/10
30/10
31/10
01/11
 
08h às 10h
 
credenciamento
 
 
 Seção de Pôsteres
 
 
10h às 12h
 
credenciamento
 
Conferência
Prof. Dr. Luis Fernando Cerri
(UEPG)
 
Conferência
Profa. Dra. Natália Casola
(UBA-Ar)
 
Conferência
Prof. Dr. Joel Rufino dos Santos
(UFRJ)
 
Conferência
Prof. Dr. Marcelo Ridenti
(UNICAMP)
 
 
14h às    18h
 
 
 
 
 
Simpósios
Temáticos
 
 
Simpósios
Temáticos
 
 
Simpósios
Temáticos
 
 
Simpósios
Temáticos
 
 
Mesa-redonda
 (14 às 16:30)
 
Assembleia Anpuh-GO
(17 às 18) 
 
18h às 19h
 
Atividades
culturais
 
Atividades
culturais
 
Lançamento
de livros
 
Atividades
culturais
 
Atividades
culturais
 
19h às 22h
 
Abertura
 
Conferência
Prof. Dr. Phillipe Artières
(EHESS)
 
Minicurso
 
Minicurso
 
Minicurso
 
Encerramento


COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO:
Para efetuar a inscrição, deve-se baixar em seu computador o modelo da ficha de inscrição que encontra-se no site do evento no tópico "modelo da ficha de inscrição":
LINK: http://visimposiointernacionalanpuhgo.sistemaeventos.com/institucional.php?tag=10

Após o preenchimento da ficha de inscrição, a mesma deve ser enviada para o e-mail: anpuhgo@yahoo.com.br

Para gerar o boleto de pagamento da inscrição, acesse o tópico inscrições e preencha com seus dados pessoais, selecionando a modalidade de inscrição: 


NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR A FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA PARA O E-MAIL DA ANPUHGO (anpuhgo@yahoo.com.br)

Para acompanhar a sua inscrição, ao lado esquerdo da tela no início do site, é possível inserir se login e senha e acessar a área do cliente
Segue o link: 

Sócio Apresentador de Trabalho VALOR R$ 70,00 - Inscrições de  14/06 a  12/08 .

Não Sócio Apresentador de Trabalho - VALOR R$ 170,00 - Inscrições de  14/06 a  12/08 .

Graduando Apresentador de PosterVALOR R$ 30,00 - Inscrições de  14/06 a  12/08 .

Ouvinte Sócio  - VALOR R$ 60,00 - Inscrições de  14/06 a  12/08 .

Ouvinte Professor do Ensino Fundamental e Médio - VALOR R$ 60,00 - Inscrições de  14/06 a  28/10. 

Ouvinte Público em Geral VALOR R$ 100,00 - Inscrições de  14/06 a  28/10.

Ouvinte Aluno de GraduaçãoVALOR R$ 25,00 - Inscrições de  14/06 a  28/10.

Minicurso (apenas) VALOR R$ 15,00 - Inscrições de  14/06 a  28/10.

ATENÇÃO: ALUNO DE GRADUAÇÃO PODE PARTICIPAR APENAS DAS MODALIDADES APRESENTADOR DE POSTER, OUVINTE OU MINICURSO.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora

CONTATOS: 
anpuhgo@yahoo.com.br

II Concurso Cultural IFÁ AJE: Redação, fotografia e pintura.