segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Reportagem sobre a "Escola do Futuro"

* O jornal Correio Braziliense - Df publicou um suplemento especial sobre Educação, onde pude participar tratanfo da "escola do futuro", segue trecho: 
link: http://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/escola-dofuturo-escolha-a-escola/



A escola do futuro não pode abrir mão do processo participativo, da gestão democrática, principalmente num país com uma democracia ainda tão frágil"Francisco Thiago Silva, especialista em currículo

Não pode também abolir os conteúdos clássicos, ou seja, aquilo que ainda não foi superado e que não deve ser confundido como tradicional ou obsoleto, pelo contrário: são temáticas que resistiram ao tempo e que trazem contribuições essenciais para o aprimoramento da cultura adquirida, sobretudo, na escola. Segundo ele, as instituições de ensino precisam usar a tecnologia a favor do aprendizado, e não como mero futurismo.

"Não sou contra a tecnologia, mas ela tem que estar a serviço da escola, e não o contrário. É um recurso a mais que eu tenho para dar aula", explica. E, é claro, precisa fazer parte de um sistema de ensino que garanta formação inicial e continuada de excelência aos professores.

Características da escola do futuro:

· Tem na tecnologia uma aliada do conhecimento, por meio do uso de softwares livres, de blogs acadêmicos, de wikipedias locais e da criação de aplicativos por professores e alunos

· Não perde de vista o contexto local. É o caso de uma escola do campo que insere nas aulas a previsão do tempo, usando os recursos tecnológicos disponíveis

· Valoriza a formação inicial e continuada dos professores, preparando-os para ensinar estudantes do século 21. Por isso, é também uma escola que mantém diálogo constante com o ensino superior

· Apresenta conteúdos clássicos de maneira conectada à realidade do aluno. Relacionar as revoluções Francesa e Industrial, por exemplo, com textos de blogueiros ou de historiadores contemporâneos

· Funciona de maneira interdisciplinar e menos fragmentada em comparação ao ensino tradicional. A tecnologia passa a ser um componente curricular que permeia todas as disciplinas

· Atribui ao aluno o papel de protagonista do processo de aprendizagem. Já o professor é o mediador do conhecimento que cada estudante deve adquirir ao longo da trajetória escolar



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

UCB promove palestra sobre o "Programa Escola Sem Partido"

Informações

As políticas públicas de educação passam por um momento de grandes transformações, o que demanda que professores, estudantes e a sociedade de um modo geral discutam o impacto das mudanças na escola pública e na formação de professores. É nesse cenário, que o presente evento pretende promover um espaço para que pesquisadores, professores, gestores  e estudantes possam analisar criticamente a emergência de projetos de lei em discussão no país e de outras medidas que, caso sejam aprovadas, podem mudar dramaticamente o direito de ensinar e de aprender na escola pública brasileira.  
ORGANIZADORES:
  • Escola  de Educação, Tecnologia e Comunicação - Universidade Católica de Brasília;
  • Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Universidade Católica de Brasília;
  • Curso de Pedagogia - Universidade Católica de Brasília;
  • Grupo de Pesquisa: Educação Superior: Políticas, governança e cidadania - Universidade Católica de Brasília.

PÚBLICO-ALVO:
  • Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e dos demais cursos de licenciatura da Escola  de Educação;
  • Tecnologia e Comunicação;
  • Egressos do Programa;
  • Profissionais da SEDF;
  • Docentes e discentes de outras instituições de ensino superior;
  • E demais interessados no tema.

PALESTRANTE:
Dra. Olinda Evangelista. 
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga, PT. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina e Voluntária no PPGE-CED-UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação docente, educação, política de educação e história da educação. (Texto informado pelo autor na plataforma lattes)

Link: https://www.doity.com.br/palestra-educacao

Edital Mestrado e Doutorado UCB - Processo Seletivo 1º semestre 2017

A Universidade Católica de Brasília abre as inscrições para os processos seletivos Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado. Todos com início no primeiro semestre de 2017. As informações necessárias para participar desses processos seletivos constarão no edital de cada curso ou programa. Em caso de dúvidas ou dificuldades no processo de inscrição, ligue (61) 3356.9000..

Link: http://portal.ucb.br/mestrado-e-doutorado/?_ga=1.210506773.1473138268.1476962565

domingo, 9 de outubro de 2016

Nota da Faculdade de Educação Sobre a reforma do Ensino Médio - MP 746/2016

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 NOTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO - MP 746/2016

         O Conselho da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília  vem à publico manifestar sua absoluta discordância com  a Medida Provisória nº 746/2016 destinada a implementar reformas no Ensino Médio.
         Reconhecemos que mudanças estruturais na educação são necessárias e, por isso mesmo, elas exigem ampla discussão e  atuação corresponsável e qualificada dos mais diversos segmentos da sociedade: educadores/as, entidades educacionais, movimentos sociais, sindicais e estudantis, gestores/as, pesquisadores/as.
         Esse Conselho reafirma seu entendimento de que tema tão complexo e fundamental para o país não pode ser gestado em gabinetes e sem ampla participação popular. Logo, o dispositivo da Medida Provisória, além de se mostrar inadequado para a implementação de mudanças profundas na educação, representa um retrocesso a nossa já tão fragilizada democracia.
         Defendemos, portanto, a revogação imediata da Medida Provisória 746/2016 e o estabelecimento de um amplo debate com o objetivo de avaliar o Ensino Médio no Brasil e propor soluções alternativas, tendo em conta o acúmulo de experiências, instrumentos normativos e produção acadêmica sobre o tema.
    
Brasília, 06 de outubro de 2016.


Conselho da Faculdade de Educação
Profa. Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges
Presidente


Fonte:http://www.fe.unb.br/noticias/710-nota-da-faculdade-de-educacao-sobre-a-reforma-do-ensino-medio-mp-746-2017