Política de controle no currículo da educação
básica: O lugar da diversidade
Francisco Thiago
Silva*
Resumo: As
reflexões deste trabalho surgem em resposta ao crescente contexto liberal e
conservador que se alastra país afora, liderado por parlamentares que se
autoproclamam representantes de grupos sociais que questionam parte dos
avanços políticos e pedagógicos dos assuntos ligados à diversidade, constantes
nos currículos da educação básica dos últimos anos. Este texto tem por objetivo
problematizar e fazer avançar o debate a despeito da diversidade nos
documentos curriculares, a partir da seguinte questão central: qual o lugar da
diversidade nas políticas de currículo para a educação básica? Analisaremos
alguns textos de propostas de lei em tramitação que tencionam interferir
diretamente na prática pedagógica dos professores e das professoras. Pode-se
dizer que são políticas de controle no currículo da educação básica que
pretendem determinar um lugar periférico ou mesmo extinguir o debate sobre os
atores sociais que compõe essas temáticas.
Link: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/160/133
Palavras-chave: Diversidade.
Currículo. Política de Controle. Educação Básica.a
educação básica que pretendem determinar um lugar periférico ou mesmo
extinguir o debate sobre os atores sociais que compõe essas temáticas.
Palavras-chave:
Diversidade. Currículo. Política de Controle. Educação Básica
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