A REFORMA DA CANETA: REFLEXÕES CURRICULARES
ACERCA DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NO BRASIL
ATUAL
LA REFORMA DEL BOLÍGRAFO: REFLEXIONES CURRICULARES
SOBRE LA ESCUELA SECUNDÁRIA PROFESIONAL EN BRASIL
ACTUAL
Lívia Freitas Fonseca Borges
FE/Universidade de Brasília (UnB)
liviaffb@terra.com.br
Francisco Thiago Silva
Universidade de Brasília (UnB)
fthiago2002@yahoo.com.br
Resumo
O que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do
poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera
pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas
ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da
cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino
médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida
Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas
constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para
a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o
notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado
na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes
em nossa infante democracia, a atual política educacional
brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma
uma política de empobrecimento curricular na formação da
juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino
médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto
formativo ainda é um grande desafio para a universidade
brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de
tal reforma que caminha na contramão da desejada educação
pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate,
valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e,
sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus
reais protagonistas.
Link:http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6207/6455
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