terça-feira, 17 de setembro de 2013

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 Francisco Thiago Silva/UnB


RESUMO: O Brasil apresenta-se como uma das grandes potências econômicas mundiais, mas também como uma das nações mais desiguais do planeta, inúmeros grupos e classes sociais vivem numa realidade que em nada reflete a atual posição do país frente a outras economias pelo mundo. Dentre tantos excluídos, a população afro-brasileira, apesar da mobilização política em várias frentes, desde o início de sua escravidão em nosso território, objetiva visibilizar e elevar os debates em torno da construção de uma sociedade antirracista, isto passa pela educação, onde por vezes é visível a tentativa de incluir nas práticas pedagógicas, ideias que insiram a população negra em esferas inferiores. Prova mais uma vez de que o ato de educar e as manifestações curriculares são o reflexo das relações de poder, que emanam da sociedade, que tem grupos e classes detentores de diferentes esferas desse poder. Passada uma década desde a promulgação da Lei Federal 10.639/2003 que acrescentou o artigo 26-A em nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 - que trata da Educação das Relações Étnico-Raciais - diversas tentativas de implementação nos estados da federação estão ocorrendo. Diretrizes Curriculares foram criadas, políticas de formação de professores aconteceram, porém ainda verifica-se uma invisibilidade da temática nos documentos curriculares, ao passo que as práticas desenvolvidas nas escolas reduzem-se a ações isoladas e de pouco impacto (Filice, 2011; Gomes, 2008). O presente trabalho tem por objetivo discutir a formação docente sob uma perspectiva crítica das teorias do currículo, com vistas a refletir sobre a atuação profissional de professores na Educação Básica, para a construção de uma Educação das Relações Étnico-Raciais. O artigo foi realizado metodologicamente por meio de estudo documental e bibliográfico sobre a temática, sustentado por autores como: Gomes (2008, 2009, 2010a, 2010b e 2011), Munanga (2008), Cavalleiro (2000), Moreira (1999), Silva (2008), Carr; Kemmis (1987) e Silva (2005), Os escritos estão organizados da seguinte forma: breve contextualização da temática, conceituação dos termos “diversidade” e “diversidade étnico-racial”, contradições entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica brasileira e a formação de professores e o debate em torno de uma proposta curricular que possibilidade a formação de um educador para a diversidade que promova por meio de sua atuação pedagógica uma educação antirracista e emancipatória, suscitando o inconformismo com projetos e ideias que apostem somente nos processos de emancipação social. Diante desses pressupostos, poderá ser possível a construção de uma Pedagogia da Diversidade.

PALAVRAS-CHAVES: Currículo, Formação Docente, Diversidade e Antirracismo. 


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Resumo do texto apresentado em Vitória - ES, UFES. Set/2013.

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