Aldriana
Azevedo/ FE- UnB
Francisco
Thiago Silva/ FE- UnB
Helena
Narciso da Silva / FE- UnB
Durante os três
dias que marcaram o evento pudemos perceber a relevância que o campo curricular
tem despertado nos sujeitos comprometidos com o processo pedagógico. Os temas
centrais abordados foram: cotidiano, identidade, alteridade, diferença,
subalternidade, interculturalidade.
No entanto a tônica do NUPEC[1]-Grupo que organizou
o evento foi elevar o debate em torno das concepções epistemológicas
pós-críticas do currículo, sobretudo com ênfase nos estudos pós-
estruturalistas de autores como: Focault, Gilles Deleuze e Michel de Certeau.
Entendemos que o diálogo entre as diferentes
concepções curriculares[2], a saber: Tradicional, Crítica e Pós-Críticas enriquecem a construção
pedagógica que se intenta realizar. Como pesquisadores do campo curricular
sustentados pelas teorias críticas, notoriamente a atmosfera acadêmica local
transcorreu a necessidade de que tal diálogo de materializasse.
Com isso, reafirmamos nossos pressupostos pautados,
sobretudo, pelos teóricos da NSE[3]
e da Escola de Frankfurt[4]: vivemos ainda uma época
moderna com todos os seus dilemas; nosso atual sistema econômico continua sendo
o capitalismo e consequentemente suas marcas: exploração e dominação. As
metanarrativas ainda são necessárias para desvelar a realidade concreta que
cerceiam o ambiente escolar e permeiam com diferentes visões o currículo e
inúmeras manifestações.
Assim, ponderamos a necessidade contínua da
promoção de espaços de discussão que propiciem debates profícuos em torno do
currículo, mas que não subsuma as concepções que o rodeiam, e seus teóricos, a
fim de cumprir a função primordial da educação: constituir seres humanos
emancipados capazes de superarem política, social e economicamente as
contradições de nossa sociedade atual.
Vitória, 18 de setembro de 2013.
[1] Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículo, Cultura
e Cotidiano.
[2] Segundo SILVA,
Tomaz Tadeu. Documentos de identidade:
uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
[3] Nova Sociologia da educação/ Inglaterra.
[4] Grupo de estudiosos alemães da teoria marxista,
responsáveis por elaborar as bases da chamada “teoria
crítica”.
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