Ethos - O que diferencia um povo é o seu ethos, sua
cultura. É o lugar a partir do qual notamos o mundo, cuja demonstração
objetiva deve ser o Estado. É lá que o indivíduo se encontra e se
reconhece. A educação só terá acepção se colocar o contexto da cultura
na essência da escola como ascensão da condição de consciência. A
historicidade então, é condição para conhecer qualquer ser. “Eu sou eu e
minhas circunstâncias” (Ortega y Gasset).
A reflexão é um atributo necessário ao professor,
especialmente, quando aceita uma maneira de busca, de pesquisa, de
avaliação, de aprimoramento permanente. Quando o professor busca a
pedagogia da problematização, isso não quer dizer nem transmissão de
conhecimentos ou verdades prontas no domínio do desenvolvimento
científico, tecnológico, das ciências sociais e humanas. Nem exercício
de habilidades mecânicas ou repetitivas, mas um procedimento que seja
capaz de desenvolver no educando atitudes. Então quando a busca é pela
pedagogia da problematização educar não é instruir ou exercitar ou só
transmitir conhecimentos, mas problematizar. Continua a ser claro,
também que cada modelo pedagógico, e todas as estratégias de ação e
estilos de trabalho, possuem sua maneira de ser.
A pedagogia da problematização passa a ser agente de
transformação; observação da realidade em si; transformação individual e
social ligadas; resultados sociais; a realidade social é ponto de
partida e de chegada; o procedimento criativo de ação-reflexão sobre uma
determinada aparência, ressaltada ou vivenciada, será traduzida em nova
ação mais organizada; e é mais flexível em ocasionar intencionalmente
alguma transformação na realidade.
A aprendizagem eficaz vem da analogia da teoria
versus fenômenos concretos e reais. Então a problematização das
dificuldades pedagógicas do cotidiano escolar, a pesquisa qualitativa
envolvendo educadores, educandos e comunidade, a seleção de assuntos
locais (dificuldade, desordem, incoerência), a construção
interdisciplinar de conteúdos a partir da contextualização da realidade
local, a organização dialógica da prática pedagógica, a articulação de
métodos pedagógicos transformadores da realidade concreta, e avaliação
permanente das políticas curriculares e das práticas pedagógicas, se
transformam em investigação, problematização, sistematização, apreensão
crítica, e plano de ação.
A educação é um processo de vida e não uma preparação
para a vida futura. Os alunos já trazem suposições, concepções sobre o
mundo, de onde deve partir a interferência pedagógica, o professor
levanta o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem sobre o tema, a
partir das questões elencadas nesta fase, o projeto é organizado pelo
grupo. É exatamente nessa ocasião em que se criam as estratégias para
procurar as respostas às questões e hipóteses levantadas, eis aí a
Pedagogia da problematização.
Por Amélia Hamze
Colunista
Brasil Escola
Colunista
Brasil Escola
fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/pedagogia-problematizacao.htm
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