quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SEDF institui GT para implantação da Faculdade de Educação do DF

SEDF institui GT para implantação da Faculdade de Educação do DF

A Portaria nº 114 foi publicada nesta quinta (2) e estabelece o Grupo de Trabalho que coordenará o processo de implantação da instituição superior
A Secretaria de Educação do DF publicou a Portaria que normatiza as atribuições do Grupo de Trabalho para a implantação da Faculdade de Educação do DF. A instituição superior vai atender os estudantes interessados no curso de Licenciatura em Pedagogia, a partir do primeiro semestre de 2013. A faculdade será instalada nas dependências da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), que continuará o trabalho de formação continuada desenvolvido com professores e servidores da Carreira Assistência.
O Grupo de Trabalho terá como atribuições a promoção da articulação e integração dos setores responsáveis pela oferta do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, bem como elaboração de edital interno, no âmbito da SEDF, para seleção de 10 professores, que vão trabalhar na Faculdade. Os membros do GT terão o prazo de 120 dias, prorrogável por igual período mediante justificativa, para a apresentação dos resultados no formato de relatório.
Para a secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca do Valle, a implantação da Faculdade de Educação reitera o compromisso da SEDF em oferecer uma educação de qualidade. “A faculdade de Educação vai possibilitar o acesso a uma instituição pública e compromissada com a formação dos profissionais da educação. Participar dessa formação no âmbito do ensino superior é uma antiga reivindicação dos professores. Nosso professorado é o mais bem qualificado do Brasil. Boa parte dos professores tem especialização e um número significativo possui mestrado e doutorado”, salientou a secretária.
O projeto pedagógico prevê um curso inovador que reunirá a prática docente e a teoria. Para tanto, os estudantes participarão de escolas residências e terão o acompanhamento de professores/tutores, bem como dos professores da faculdade. Tais profissionais terão um curso de formação anterior ao início do ano letivo.As vagas para a faculdade serão preenchidas por 50% dos alunos oriundos da rede pública de ensino do DF e terão turmas diurnas e noturnas.
Para a pedagoga, Adaildes Ribeiro, que cursou Pedagogia em uma instituição particular de ensino, a criação de uma faculdade de Educação pública é uma vitória. “Há tempos precisamos de mais espaços que atendam a demanda de estudantes que desejam cursar Pedagogia. Fui aluna de escolas públicas e vejo essa iniciativa como um incentivo à formação de educadores”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário