sexta-feira, 10 de maio de 2013

Especialização em: HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA


APRESENTAÇÃO
Departamento de Pós-Graduação e Pesquisa, Curso de História Afro-Brasileira e Africana.
O Curso de História Afro-Brasileira e Africana ,está estruturado de forma abrangente e em perfeita sintonia com Lei 10.639 e  a Resolução CÊS / CNE 01/2007 .
Os educandos ao cursarem o programa com (12) doze disciplinas, baseadas nos aspectos gerais e específicos, estarão desenvolvendo as competências e habilidades, visando à sua inserção no mercado de trabalho. A carga-horária total é de 430 h/a, sendo  que será cumprido em sala de aula efetivamente 360h, não computando as horas para confecção do TCC. O curso consiste de 10 (dez) disciplinas referentes aos Conhecimentos Específicos de História Afro-Brasileira e Africana e 02 (duas) de caráter geral, porém necessárias à elaboração do Trabalho,de “Conclusão de Curso ( Artigo ou Monografia), a qual será confeccionada estritamente de forma individual, e entregue em duas vias encadernadas ao final do curso,
OBJETIVO DO CURSO                                   
Capacitar e atualizar, em nível de Pós-Graduação, professores que trabalham com o ensino de História Afro-Brasileira e Africana e que desejam se especializar, bem como intentem a regência no ensino superior.Ainda, preparar em termos de desenvolvimento das competências e habilidades de cada componente curricular disposto na estrutura do curso.
ESTRUTURA DO CURSO
Para o educando envolvido no curso obter o título de ESPECIALISTA EM  HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA deverá cursar no mínimo trezentas e sessentas horas / aula (360 h/a), divididas em 12 módulos obrigatórios, acrescidos de Visitas Acadêmicas e Seminários e plantão de dúvidas, sempre visando ao aprimoramento do académico em toda sua compleição.

DISCIPLINAS
O Negro na Formação da Sociedade Nacional - Prof. Dr: José de Lima Soares/Instituição que conferiu o título/UnB –( PROF.  VOLUNTÁRIO)
Memórias e Valores e Tradições Africanas- Prof. Dr: Manoel Cardoso /Instituição que conferiu o título/UnB
Metodologia da Pesquisa- Prof. Dr: José de Lima Soares/Instituição que conferiu o título/UnB
Relações  Étnicos –Raciais e a Temática Afro-Brasileira em sala de aula- Prof. Mestrando  Otávio  Henrique Braz/Instituição que irá  conferir o título/UnB
Os movimentos Sociais  Negros no Brasil- Prof. Dr: José de Lima Soares/Instituição que conferiu o título/UnB
História e Cultura Afro-Brasileira- Profª Drª: Beatriz Calazans / Instituição que conferiu o título/Universidade da Madeira -Portugal
Literatura Afro-Brasileira e Africana- Prof. Esp Alexandre Nascimento Instituição que conferiu o título/PHENIX
Currículo e Diversidades Culturais-  Prof. Dr: Manoel Cardoso / Instituição que conferiu o título/UnB
Educação Quilombola – Prof  MsC Izzac de Azevedo Instituição que conferiu o título/PUC
Cultos  Afro-Brasileiro e Africano- Prof  MsC  Francisco Thiago silva /http://professorfranciscothiago.blogspot.com.br/
VISITAS ACADÊMICAS

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso (PROJETO ou ARTIGO )
  REGIME E DURAÇÃO                  
O curso consistirá de aulas/ encontros semi-presenciais, sendo um encontro semanal obrigatórios ( segunda -feira, das 19h 30 às 22 h3Omin), três encontros presenciais, haja vista a orientação necessária à confecção das resenhas.e do Trabalho de Conclusão de Curso (ARTIGO OU PROJETO).
AVALIAÇÃO
A avaliação das competências e habilidades dos cursistas dar-se-á de forma contínua-qualitativa, ao final de cada disciplina, por meio da confecção de uma resenha, juntamente com o trabalho final de conclusão de curso (ARTIGO OU MONOGRAFIA ), exigindo-se média final 7,0 (sete) tanto nas resenhas produzidas como O ARTIGO (de acordo com as normas da ABNT). Caso o aluno não alcance a média 7,0 (sete) na avaliação, será dada uma nova oportunidade para a confecção da resenha.



PÚBLICO-ALVO
O curso dirigir-se-á a graduados em qualquer área que tenham interesse em cursar uma Pós-graduação Lato Sensu em HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, principalmente os que estão e desejam ingressar neste mercado de trabalho.
MATRICULA
O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição fornecida pela Instituição e entregar uma  cópia simples do Diploma e do Histórico Escolar de Graduação, duas fotografias 3x4, comprovante de residência e documentos pessoais.
INVESTIMENTO
:     O candidato, para torna-se aluno da Instituição,deverá pagar uma taxa de matrícula no valor de R$ 100,00(cem reais), mais doze (12) parcelas: de R$180,00 ( duzentos reais com 10 % de desconto  para  Instituições conveniadas/parceiros),
CERTIFICAÇÃO
          O aluno regular receberá o certificado de ESPECIALISTA EM HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, sob as seguintes condições: frequentar no mínimo 75%   e ter nota mínima de 7,5 ou superior em todas as avaliações.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário