sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Reflexões sobre o “II Seminário Currículos,


Aldriana Azevedo/ FE- UnB

Francisco Thiago Silva/ FE- UnB

Helena Narciso da Silva / FE- UnB

 

         Durante os três dias que marcaram o evento pudemos perceber a relevância que o campo curricular tem despertado nos sujeitos comprometidos com o processo pedagógico. Os temas centrais abordados foram: cotidiano, identidade, alteridade, diferença, subalternidade, interculturalidade.

No entanto a tônica do NUPEC[1]-Grupo que organizou o evento foi elevar o debate em torno das concepções epistemológicas pós-críticas do currículo, sobretudo com ênfase nos estudos pós- estruturalistas de autores como: Focault, Gilles Deleuze e Michel de Certeau.

Entendemos que o diálogo entre as diferentes concepções curriculares[2], a saber: Tradicional, Crítica e Pós-Críticas enriquecem a construção pedagógica que se intenta realizar. Como pesquisadores do campo curricular sustentados pelas teorias críticas, notoriamente a atmosfera acadêmica local transcorreu a necessidade de que tal diálogo de materializasse.

Com isso, reafirmamos nossos pressupostos pautados, sobretudo,  pelos teóricos da NSE[3] e da Escola de Frankfurt[4]: vivemos ainda uma época moderna com todos os seus dilemas; nosso atual sistema econômico continua sendo o capitalismo e consequentemente suas marcas: exploração e dominação. As metanarrativas ainda são necessárias para desvelar a realidade concreta que cerceiam o ambiente escolar e permeiam com diferentes visões o currículo e inúmeras manifestações.

Assim, ponderamos a necessidade contínua da promoção de espaços de discussão que propiciem debates profícuos em torno do currículo, mas que não subsuma as concepções que o rodeiam, e seus teóricos, a fim de cumprir a função primordial da educação: constituir seres humanos emancipados capazes de superarem política, social e economicamente as contradições de nossa sociedade atual.

 

Vitória, 18 de setembro de 2013.

 

 

 

                                                                                            



[1] Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículo, Cultura e Cotidiano. 
[2] Segundo SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
[3] Nova Sociologia da educação/ Inglaterra.
[4] Grupo de estudiosos alemães da teoria marxista, responsáveis por elaborar as bases da chamada teoria crítica.  

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