quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Resumo de texto/comunicação oral realizada no II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares

O CURRÍCULO DA MORDAÇA: POLITICAS DE REGULAÇÃO E CONTROLE DA ESCOLA PÚBLICA

 
Francisco Thiago Silva - UnB (Brasil)

Lívia Freitas Fonseca Borges - UnB (Brasil)


Resumo: A proposta de Projetos de Lei em tramitação no âmbito da Câmara Federal e  da Câmara Legislativa do Distrito Federal abrem um precedente desmedido para a regulação e controle da escola pública por meio dos currículos praticados pelos docentes nas instituições educacionais no Brasil. No texto discutimos como a motivação religiosa serve de pretexto para que as questões políticas e ideológicas, a exemplo no ensino, com base na pluralidade de ideias e concepções, estão amordaçados, configurando o que aqui denominamos currículo da mordaça. A discussão curricular ora proposta sustenta-se no conceito de “currículo prescrito” (SACRISTÁN, 2000). Em seguida promovemos um debate em torno da legislação proposta e existente com o campo curricular, destacando as contradições e inapropriações decorrentes dos referidos textos. Finalizamos com algumas considerações que são indispensáveis neste momento político para a educação com a intenção de promover a continuação do debate em torno desta problemática, sobretudo para os profissionais que estão no cotidiano da escola, a principal delas: o reconhecimento da capacidade intelectual dos docentes em elaborar e modelar seus currículos emancipatórios (SANTOMÉ, 1998) sem abrir mão da formação do perfil de saída decorrente dos principais documentos legais derivados de amplo debate acadêmico para os sujeitos que pretendemos formar: cidadãos competentes com a transformação social, comprometidos com uma política econômica mais igualitária, com as demandas culturais e educacionais de suas comunidades e de seu país, sem desconsiderar nenhuma teoria, concepção ou ideia que possa contribuir para esse objetivo, respeitando a diversidade de ideias, de credos, de opções pessoais e sociais mais amplas.


Palavras-chave:
 currículo da mordaça, políticas curriculares, regulação e controle da escola pública, currículo emancipatório.


*Em breve o texto estará publicado na íntegra do seguinte endereço: http://www.coloquiocurriculo.com.br/publicacaE4.html


Um comentário:

  1. O currículo escolar não pode ser definido apenas com o viés político ideológico da religião. E o professor Francisco Thiago demonstra ser um bom defensor do debate social, em que toda a sociedade é representada.
    Parabéns professor.

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