segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Reportagem sobre a "Escola do Futuro"

* O jornal Correio Braziliense - Df publicou um suplemento especial sobre Educação, onde pude participar tratanfo da "escola do futuro", segue trecho: 
link: http://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/escola-dofuturo-escolha-a-escola/



A escola do futuro não pode abrir mão do processo participativo, da gestão democrática, principalmente num país com uma democracia ainda tão frágil"Francisco Thiago Silva, especialista em currículo

Não pode também abolir os conteúdos clássicos, ou seja, aquilo que ainda não foi superado e que não deve ser confundido como tradicional ou obsoleto, pelo contrário: são temáticas que resistiram ao tempo e que trazem contribuições essenciais para o aprimoramento da cultura adquirida, sobretudo, na escola. Segundo ele, as instituições de ensino precisam usar a tecnologia a favor do aprendizado, e não como mero futurismo.

"Não sou contra a tecnologia, mas ela tem que estar a serviço da escola, e não o contrário. É um recurso a mais que eu tenho para dar aula", explica. E, é claro, precisa fazer parte de um sistema de ensino que garanta formação inicial e continuada de excelência aos professores.

Características da escola do futuro:

· Tem na tecnologia uma aliada do conhecimento, por meio do uso de softwares livres, de blogs acadêmicos, de wikipedias locais e da criação de aplicativos por professores e alunos

· Não perde de vista o contexto local. É o caso de uma escola do campo que insere nas aulas a previsão do tempo, usando os recursos tecnológicos disponíveis

· Valoriza a formação inicial e continuada dos professores, preparando-os para ensinar estudantes do século 21. Por isso, é também uma escola que mantém diálogo constante com o ensino superior

· Apresenta conteúdos clássicos de maneira conectada à realidade do aluno. Relacionar as revoluções Francesa e Industrial, por exemplo, com textos de blogueiros ou de historiadores contemporâneos

· Funciona de maneira interdisciplinar e menos fragmentada em comparação ao ensino tradicional. A tecnologia passa a ser um componente curricular que permeia todas as disciplinas

· Atribui ao aluno o papel de protagonista do processo de aprendizagem. Já o professor é o mediador do conhecimento que cada estudante deve adquirir ao longo da trajetória escolar



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