domingo, 17 de setembro de 2017

A REFORMA DA CANETA: REFLEXÕES CURRICULARES ACERCA DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NO BRASIL ATUAL

A REFORMA DA CANETA: REFLEXÕES CURRICULARES ACERCA DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL NO BRASIL ATUAL 

LA REFORMA DEL BOLÍGRAFO: REFLEXIONES CURRICULARES SOBRE LA ESCUELA SECUNDÁRIA PROFESIONAL EN BRASIL ACTUAL 

Lívia Freitas Fonseca Borges FE/Universidade de Brasília (UnB) liviaffb@terra.com.br 
Francisco Thiago Silva Universidade de Brasília (UnB) fthiago2002@yahoo.com.br 


Resumo O que aqui denominamos a reforma da caneta é o resultado do poder discricionário das autoridades que se revezam na esfera pública e o exercem com a força dos cargos que ocupam cujas ações unilaterais são eivadas de alienação dos sujeitos reais da cena educacional. Insere-se neste contexto a reforma do ensino médio profissional no Brasil atual, produzida por Medida Provisória, ao tornar facultativa a oferta de disciplinas constituídas de fundamentos teóricos e práticos relevantes para a formação humana, além de permitir a atuação de leigos, o notório saber, no lugar do profissional do magistério, formado na e para a docência representa um retrocesso sem precedentes em nossa infante democracia, a atual política educacional brasileira atesta o seu total desprezo à carreira docente e afirma uma política de empobrecimento curricular na formação da juventude e da classe trabalhadora que logram cursar o ensino médio por ela proposto. Assumir o seu papel neste contexto formativo ainda é um grande desafio para a universidade brasileira. O ensino médio que queremos não pode derivar de tal reforma que caminha na contramão da desejada educação pública democrática e de qualidade. É preciso reabrir o debate, valorizar o acúmulo da ciência brasileira a respeito da matéria e, sobretudo, ouvir as vozes silenciadas no cenário educativo, seus reais protagonistas.

Link:http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6207/6455

Nenhum comentário:

Postar um comentário