quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO


*Revista: Projeção e Docência
*Proponente: Prof. Dr. Francisco Thiago Silva
*Grupo de Pesquisa: “Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente”
*Título do dossiê:TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
*Objetivo:
            Fomentar e fazer avançar as pesquisas do campo curricular, sobretudo com um olhar a respeito do resgate histórico das teorias de currículo, bem como sua relevância nos processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação que atuem nas mais diferentes atividades laborais.

*Desenvolvimento:
            Nas últimas décadas o campo do currículo vem avançando no Brasil em números de grupos, trabalhos e pesquisas, eventos científicos, além de pesquisadores nas mais diferentes esferas de atuação tendo como preocupação central temáticas que envolvam teorias e práticas curriculares.  Inúmeros teóricos denuncia uma verdadeira deserção com relação às construções teóricas produzidas no pensamento social brasileiro.
            Não se trata, todavia, de fetichizar elucubrações teóricas complexas e isolá-las da prática social, pois sabemos que toda prática pedagógica deveria gravitar em torno de teorias e vice-versa. Contudo, a plasticidade e a direção cada vez mais neoliberal das políticas curriculares no Brasil têm caminhado para uma verdadeira retomada das ideias tradicionalistas e técnicas numa nova roupagem, a saber, das novas tecnologias. Por isso este dossiê temático se propõe a debater de que forma as teorias de currículo, podem contribuir para pensar os processos de formação inicial e continuada de profissionais que estejam implicados na docência.
            Para tanto, propomos que os textos submetidos para compor o referido número especial da Revista “Projeção e Docência” estejam ligados pelo título e pelo objetivo da proposta, sugerimos ainda, alguns subtemas que podem ser discutidos:
·        Currículo e Didática e Formação Docente.
·        Currículo e Avaliação.
·        Política Curricular.
·        Currículo e Diversidade.
·        Currículo e Novas Tecnologias.
·        Gestão e Avaliação Curricular. 

*Orientações para submissão de artigos:
1.      Todos os textos devem obedecer as “diretrizes para autores” presentes no site: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/issue/view/92.
2.      Os textos devem ser submetidos no próprio portal eletrônico da revista, além de serem enviados para o email: francisco.silva@projecao.br , no assunto do email deve constar o título do dossiê, além dos dados pessoais e acadêmicos de cada autor. ATÉ O DIA: 19 de ABRIL.
3.       Cada artigo pode ter, no máximo, três autores.
4.       Cada autor somente pode constar na autoria de, no máximo, duas obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário