domingo, 6 de novembro de 2011

Blog do Washigton Dourado traz divulgação do Artigo publicado.

CURRÍCULO E DIVERSIDADE: PROPOSTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS

06/11/2011
Por: Francisco Thiago
RESUMO
Este artigo apresenta as interfaces entre as teorias curriculares com as práticas pedagógicas relativas à diversidade, especificamente a educação para as relações étnicorraciais, interligadas por uma proposta de formação continuada dos profissionais da educação nos anos iniciais. Os temas serão sustentados por meio do estudo das ideias de teóricos e pesquisadores como: Tomaz Tadeu da Silva (1995; 2008), Torres Santomé, J. (1998) Gimeno Sacristán (1995:2000), Lívia F. F. Borges (2010), Nilma Lino Gomes (2008), Eliane Cavalleiro (2000), Kabengele Munanga (2008), entre outros. O objetivo é analisar como o assunto diversidade tem sido pensando e se materializado nos currículos dos anos iniciais da Educação Básica. Outro aspecto interessante é analisar a formação continuada dos educadores, sobretudo no item que direciona para a aplicabilidade do artigo 26-A da LDB, que aponta para a educação das relações étnicorraciais.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Diversidade; Formação Continuada; Anti-racismo.
Francisco Thiago Silva -Professor da SEEDF/Ceilândia-Brasília-DF
Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira
Aluno Especial do Mestrado – FE- UNB
Membro do grupo de pesquisa GERAJU (Gênero, raça e juventude)- FE/UNB
Blog:  http://professorfranciscothiago.blogspot.com/ 
Email: fthiago2002@yahoo.co m.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário