sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO E “RAÇA” (ETNIA): PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

Francisco Thiago SILVA1

Maria Helena da Silva CARNEIRO2

Lívia Freitas Fonseca BORGES3


RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que articulou teorias e
manifestações sobre as várias concepções do termo “raça” ao longo da história da
humanidade, sobretudo na ótica da biologia geneticista, mas que não foi hegemônica, e
das manifestações sócio-históricas do conceito, tendo como pano de fundo a
historiografia do povo afro-brasileiro e as tentativas de hierarquização raciais ocorridas
no Brasil. O estudo foi feito por meio de revisão bibliográfica e metodologicamente
com aplicação de questionários em uma escola da Rede Pública de ensino do Distrito
Federal, Brasil. O assunto foi abordado sob a ótica reflexiva de autores como: Barbujani
(2007), Diwan (2011), Munanga (2003), Gomes (2000, 2005) e Filice (2011). O
instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário que conteve a técnica da associação
livre, em seguida a hierarquização sucessiva de Abric (2001). O objetivo foi tentar
identificar as percepções de oito professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
da Rede Pública a cerca do conceito “raça” (etnia). O resultado apontou o uso da
terminologia raça como sendo ainda associada às diferentes características dos povos
que formaram o Brasil. No entanto apontamos a possibilidade do uso de etnia para
minimizar as diferenças étnico-raciais que ainda imperam na sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Raça. Etnia. Hierarquização. Anti-racismo

Fonte: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana


Nenhum comentário:

Postar um comentário