terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

HISTÓRIAS DAQUI: O ALUNO QUE VIROU PROFESSOR

CONRADO VITALI - Assessoria de Comunicação Grupo Projeção (Com fotos de Cleber Bonatti)
A trajetória de Francisco Thiago Silva, graduado em História pela FAPRO-Taguatinga e que agora é professor do curso. SAIBA MAIS.
HISTÓRIAS DAQUI: O ALUNO QUE VIROU PROFESSOR











O professor Thiago Silva, ex-aluno e agora docente do curso de história: estilo eloquente em gestos que revelam paixão por ensinar
Quem vê o professor Francisco Thiago Silva e toda sua eloquência em sala de aula como docente do curso de História da unidade Taguatinga imagina que a instituição teve sorte ao selecionar profissional tão comprometido com o ofício. O que poucos sabem é que este profissional, hoje Mestre em Educação, é graduado em História pela própria Faculdade Projeção de Taguatinga. Sua trajetória mostra um talento inquestionável para ensinar, forjado na consistente proposta da Escola de Formação de Professores, que preparou Thiago para o mundo. Aluno de uma das primeiras turmas de licenciatura de História no Projeção, Thiago, depois da graduação,  continuou dedicando-se ao exercício do magistério. Ele é   professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2005  para os anos iniciais. Também lecionou no ensino fundamental e médio e ingressou em um grupo de pesquisa na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, o GEPPHERG. O grupo estuda Políticas Públicas, História, Educação das Relações Étnico-Raciais e Gênero. Com especialização na área de História Afrobrasileira, Thiago cursou  mestrado acadêmico em Educação na linha de pesquisa "Currículo, Formação Docente e Avaliação", com ênfase em Currículo e Educação das Relações Raciais. Atualmente integra outro grupo de pesquisa, também na UnB. Trata-se do grupo “CURRíCULO: Teorias e Práticas”. Ao longo dos últimos quatro anos, na Universidade de Brasília, o jovem e entusiasta professor de História da FAPRO-Taguatinga realizou inúmeras atividades de pesquisa, extensão e seminários;  ora como organizador, ora como palestrante, e  ainda assina artigos em  publicações e eventos acadêmicos. Ontem,10,  à noite, durante seu primeiro dia de aula na abertura do semestre letivo em Taguatinga, o site das Faculdades Projeção foi ouvir o que pensa e como trabalha o aluno que virou professor. Na íntegra, abaixo:
 
 
Site Faculdades Projeção: Você  foi aluno do curso de história de Taguatinga. Graduou-se pela faculdade e agora está  assumindo como professor. Como é estar dos dois lados?
 
PROFESSOR FRANCISCO THIAGO SILVA: É uma mistura de orgulho de minha própria formação e da instituição (no caso a FAPRO) que garantiu minha primeira licenciatura. Quando somos discentes nossa visão é bem diferente do olhar docente;  penso que a partir deste semestre vou  poder vivenciar novas experiências acadêmicas na instituição, podendo de fato, contribuir para a  formação de excelentes profissionais para o mundo do trabalho; em especial, nas licenciaturas. Quero garantir um "perfil de saída" de licenciados que tenham uma sólida formação teórica e prática e garantam a tão desejada transformação social que a cidade e nosso país desejam, por meio de uma educação transformadora. 
 
 
 Site Faculdades Projeção: As faculdades Projeção vivem um momento especial, com a conquista da liderança nos indicadores do qualidade do MEC. Como você, como ex-aluno e agora docente da instituição, avalia isso numa perspectiva histórica?
 
THIAGO - Fui aluno de uma das primeiras turmas de licenciatura no curso de história e não tínhamos ideia da dimensão a que esta instituição chegaria, entretanto. atualmente, a marca PROJEÇÃO alcançou números surpreendentes e é sem dúvida alguma uma das  grandes instituições de educação superior da região. O crescimento foi rápido e o mais importante: manteve a qualidade em todos os níveis ( instalações, docentes, projeto pedagógico e outros).  Tenho muita satisfação em publicizar meu diploma da primeira graduação, da Faculdade Projeção e posso garantir que o mesmo sempre foi em minha carreira profissional e acadêmica, sinônimo de  seriedade e credibilidade. Percebo que para os próximos anos, a FAPRO alçará vôos surpreendentes. 
 
 
Site Faculdades Projeção -  O que é, neste exato momento, ser professor das Faculdades Projeção?
 
THIAGO - Ser docente nas Faculdades Projeção significa ser responsável por garantir que toda uma estrutura acadêmica e pedagógica, pautada num modelo de gestão inovadora, caminhe de maneira coesa. E mais do que isso: fazer parte do quadro de professores da FAPRO é ser responsável por perpetuar uma característica que, dentre tantas, é singular em nossa instituição: a qualidade acadêmica do corpo docente. Digo isso como ex-aluno com toda tranquilidade e agora como profissional do ensino superior. 
 
Fonte:http://www.faculdadeprojecao.edu.br/br/noticia/NoticiaIntegra.aspx?idn=3164
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário