sexta-feira, 31 de março de 2017

Novo Artigo Publicado na Revista da SEDF


Política de controle no currículo da educação básica: O lugar da diversidade

Francisco Thiago Silva*

Resumo: As reflexões deste trabalho surgem em resposta ao crescente contexto liberal e conservador que se alastra país afora, liderado por parla­mentares que se autoproclamam representantes de grupos sociais que ques­tionam parte dos avanços políticos e pedagógicos dos assuntos ligados à diversidade, constantes nos currículos da educação básica dos últimos anos. Este texto tem por objetivo problematizar e fazer avançar o debate a despei­to da diversidade nos documentos curriculares, a partir da seguinte questão central: qual o lugar da diversidade nas políticas de currículo para a educação básica? Analisaremos alguns textos de propostas de lei em tramitação que tencionam interferir diretamente na prática pedagógica dos professores e das professoras. Pode-se dizer que são políticas de controle no currículo da educação básica que pretendem determinar um lugar periférico ou mesmo extinguir o debate sobre os atores sociais que compõe essas temáticas.

Link: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/160/133

Palavras-chave: Diversidade. Currículo. Política de Controle. Educação Básica.a
educação básica que pretendem determinar um lugar periférico ou mesmo
extinguir o debate sobre os atores sociais que compõe essas temáticas.
Palavras-chave:
Diversidade. Currículo. Política de Controle. Educação Básica

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