segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Disponível texto apresentado na ANPED Centro Oeste em Julho/2012 - Corumbá - MS:


http://www.anpedco2012.ufms.br/trabalhos/GT4/ARTIGO/L-015.pdf  

(CLIQUE NO LINK ACIMA PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA)

Currículo e Diversidade Etnicorracial nos Anos Iniciais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
 

FRANCISCO THIAGO SILVA/UNB

Resumo: O estudo apresenta uma análise documental a respeito das relações etnicorraciais na educação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como referência as atuais Orientações Curriculares das escolas públicas do Distrito Federal. O texto traz um panorama sobre o cenário político e educacional do Distrito Federal entre os anos de 2007 e 2010. Nesse período o currículo foi reformulado, sendo a referência atual da rede. O assunto será abordado sob a ótica reflexiva de autores como: Sacristán (1995:2000), Gomes (2008), Cavalleiro (2000), Munanga (2008), Santomé (1998), Borges (2010) e outros. É importante perceber como o currículo tem influenciado ou não práticas pedagógicas que visem o respeito e o combate às discriminações e os preconceitos dirigidos principalmente aos/as estudantes negros/as, numa perspectiva antirracista.


Palavras-Chave: Currículo, Diversidade Etnicorracial, Anti-racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário