Com vistas a
refletir sobre a relação políticas públicas, gestão educacional e os
mecanismos de exclusão históricos no país, em especial raça, classe e
gênero, em suas diferentes interfaces, constituímos um grupo de
estudiosos de diferentes áreas empenhados com a produção de altos
estudos e pesquisas que auxiliem na reconfiguração de políticas
públicas, da gestão educacional e das relações cotidianas em ambientes
diversificados de aprendizagem, formais e não formais.
O aprofundamento de estudos e pesquisas no âmbito da interseccionalidade
entre raça, classe e gênero no campo das políticas públicas, pode
contribuir também para repensar o papel das instituições de ensino, em
especial da área de História, Ensino de História e História da Educação,
posto que, nossos estudos sobre políticas públicas e gestão, consideram
a História do Brasil e da Educação, numa perspectiva,
preferencialmente, histórico-crítica e cultural.
Intenta-se também, a partir de contatos e parcerias, ampliar os
registros de práticas históricas de movimentos sociais de negros,
negras, mulheres, indígenas, para auxiliar na revisão historiográfica
brasileira com vistas à promoção de uma educação antirracista e
antissexista voltada para a defesa da cidadania e a consolidação dos
direitos humanos.
Neste contexto, o Gepperhg objetiva evidenciar na implementação e
avaliação de políticas públicas, as implicações da tríade - raça, classe
e gênero - para minimizar a desigualdade social no país. De outra
parte, trabalha com afinco para evidenciar a relação entre História,
políticas públicas e o Fazer em sala de aula, em especial, no Ensino de
História.
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posso participar do grupo?
ResponderExcluirComo faz para participar do grupo?
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