O secretário de Educação Denilson Costa apresentou ao Sinpro nesta
segunda-feira, 3, os projetos de implantação dos ciclos no ensino
fundamental séries iniciais e finais e da semestralidade no ensino
médio. Ele afirmou que as duas propostas serão implantadas em 2013.
Estavam presentes os diretores Berenice Darc, Cláudio Antunes, Fernando
dos Reis e Júlio Barros.
Os diretores do Sinpro questionaram a ausência de debate com a
categoria a respeito do assunto, lembrando que uma proposta dessa
magnitude deveria ser debatida democraticamente com a comunidade escolar
antes de sua implantação. O secretário afirmou que as discussões do
currículo em 2011 foram suficientes para a tomada de decisão da
implantação das duas propostas. Afirmou ainda que realizarão seminários
nas regionais e um seminário no Centro de Convenções até o dia 18 de
dezembro para discutir o assunto.
Entre as mudanças anunciadas para as séries iniciais: o BIA (Bloco
Inicial de Alfabetização) passa a ser do 1º ao 5º ano e a reprovação só
ocorrerá no 5º ano. Segundo ele os/as professores/as passarão por uma
formação e o material pedagógico e técnico será compatível com a nova
proposta. A implantação será obrigatória para todas as escolas classes
em 2013.
Para as séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a adesão
ao ciclo será optativa, ou seja, cada escola se responsabilizará por
escolher a forma de seriação. A reprovação só ocorrerá ao final do 9º
ano. Só poderão participar as escolas que possuírem os quatros anos num
mesmo turno (poucas escolas atendem a esse requisito).
No caso do ensino médio, a semestralidade será obrigatória em todas
as escolas no turno noturno. Para os turnos diurnos as escolas devem ter
número de turmas par e os três anos do ensino médio no mesmo turno. Das
87 escolas de ensino médio existentes no DF, 24 não terão a implantação
por não atenderem às características exigidas.
AVALIAÇÃO
Embora a implantação dos ciclos e da semestralidade seja defendida
pelo movimento do magistério nacional, o Sinpro entende que o GDF está
errando na forma, já que não houve qualquer diálogo específico sobre
isso com a categoria. São alterações muito profundas e que não podem ser
feitas de forma açodada, sem transparência no debate. A formação dos
professores também nos preocupa: como se fará essa formação se o projeto
já estará sendo implantado?
O Sinpro está analisando as experiências realizadas em outros estados
com a mudança na forma de avaliação e seriação a fim de analisar os
resultados apresentados pela educação pública nessas unidades da
federação.
No final da reunião os diretores do Sinpro questionaram a ausência
de discussão das propostas e ao mesmo tempo e cobraram a negociação a
respeito da nossa campanha salarial.
Fonte: http://www.sinprodf.org.br/sem-debate-secretaria-apresenta-propostas-de-ciclo-e-semestralidade/
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